Redes sociais e comunicação, qual o impacto?

Redes sociais e comunicação, qual o impacto?

Entre o Instagram, o Twitter, o Snapchat ou, o mais recentemente, TikTok, o mundo da comunicação teve de se adaptar a novos jogadores. Se os jovens estão habituados a partilhar momentos das suas vidas em redes sociais, as empresas utilizam-nos de uma forma completamente diferente.

Hoje, parece quase inimaginável abrir um negócio sem redes sociais. Uma verdadeira arma de comunicação. Em apenas quinze anos, estas plataformas revolucionaram completamente a comunicação das empresas.

Qual é a vantagem desta nova forma de meios de comunicação social?

Na realidade, as vantagens são extremamente numerosas:

  • Liberdade: Se a publicidade na imprensa, nas ruas ou mesmo na televisão pode custar milhares ou mesmo milhões de euros, as redes sociais alteraram completamente o conceito. Com efeito, permitem atingir um máximo de público e tudo isto com o mínimo de despesas.
  • Acessibilidade: Não tem passado despercebido que cada vez mais pessoas estão a afastar-se dos meios de comunicação tradicionais (televisão, jornais, etc.). Isto deve-se a muitos fatores: o tempo, claro, mas acima de tudo, a vulgaridade destes velhos modos de comunicação. O público em geral parece estar « cansado » do ballet incessante de anúncios publicitários em programas de televisão. Além disso, são menos incomodados pelos formatos em papel.

É aqui que entram as redes sociais. Hoje em dia, os nossos telefones são como uma extensão da nossa mão. Quer estejamos no metro, num comboio, na casa de banho ou no outro lado do mundo, o nosso telefone está sempre connosco. O público está então à disposição permanente dos sinais. Embora certas horas sejam mais favoráveis à comunicação, quer sejam 2 da manhã ou 23 da noite, as marcas podem ter a certeza de que terão sempre um público à sua frente.

É claro que, as maiores redes sociais como o Instagram e o Facebook compreenderam a oportunidade. Cada vez mais, o Instagram parece uma fachada de loja. A interface da aplicação parece sofrer uma mutação para uma loja, daí a substituição, há alguns meses atrás, do botão « notificações » por um botão que conduz diretamente aos anúncios de produtos. Por outro lado, o Facebook não é deixado para trás, com a chegada do separador « Market Place ».

Evidentemente, todas as redes sociais oferecem agora a possibilidade de pagar para destacar certas publicações. Esta é uma ferramenta perfeita para as marcas que desejam lançar um novo produto, por exemplo.

Infelizmente, estas alterações para fins comerciais parecem pôr em causa a própria essência destas aplicações. Se na sua abertura permitiram a comunicação entre amigos, estas redes parecem agora uma vitrina gigante. Esta nova forma de trabalhar não parece ter o apoio unânime dos utilizadores, que veem as suas publicações desaparecer dos feeds dos seus amigos e família, em benefício da publicidade patrocinada.

Além disso, a acessibilidade não significa facilidade. Vivemos numa época em que a reputação de uma empresa pode ser destruída numa única publicação. Existe de facto uma verdadeira linguagem web a adotar e a respeitar. A comunicação da Happy Cultura é capaz de lhe trazer apoio, uma verdadeira estratégia a seguir, a fim de tirar o máximo partido desta maravilhosa e perigosa ferramenta.

Serão as redes sociais um simples efeito de moda que seguirá o mesmo declínio dos meios de comunicação tradicionais ou uma verdadeira « mudança de jogo » nos meios de comunicação?