
Aveiro, a Veneza portuguesa
Descubra Aveiro, a Veneza portuguesa : canais pitorescos, casas coloridas, praias e gastronomia local. Um destino imperdível em Portugal.
Situada entre Porto e Lisboa, a cidade de Aveiro é conhecida como a “Veneza de Portugal” devido aos seus canais pitorescos, casas coloridas e atmosfera romântica! Mas Aveiro é muito mais do que isso: é uma cidade rica em tradições, gastronomia e história.
Uma tradição simbólica, a ponte das pulseiras
No coração da cidade, a Ponte dos Laços de Amizade é um local emblemático onde os visitantes colocam fitas coloridas para simbolizar amizade ou amor. Esta tradição começou em 2004 e tornou-se um gesto simbólico para moradores e turistas
Os barcos tradicionais de Aveiro
Os moliceiros são barcos tradicionais de fundo chato, usados antigamente para colher moliço, uma alga utilizada como fertilizante. Hoje, são decorados com cores vibrantes e servem para passeios turísticos pelos canais da cidade. Os passeios duram cerca de 45 minutos e permitem conhecer os principais canais de Aveiro. O custo é aproximadamente de 15€/pessoa em época alta.

©ricardo-resende-unsplash
A doçura de Aveiro
Os ovos moles são uma especialidade doce de Aveiro, feitos de gemas de ovo e açúcar, frequentemente moldados em forma de conchas ou peixes. Esta receita remonta aos conventos femininos medievais e hoje tem denominação de origem controlada. Para descobrir a sua confecção (e prová-los), uma visita à Oficina do Doce é indispensável !
As salinas de Aveiro
As salinas de Aveiro são um testemunho vivo da história da produção de sal na região. As visitas guiadas permitem conhecer as técnicas tradicionais de colheita do sal e aprender sobre este ecossistema único
Informações práticas
A melhor altura para visitar é a primavera e o outono que oferecem clima agradável e menos turistas. Aveiro é facilmente acessível de comboio a partir do Porto ou de Lisboa (a 1h30 de Porto). E a nível de restaurantes, recomendamos o Restaurante O Bairro que oferece cozinha tradicional portuguesa, enquanto O Telheiro é famoso pelos frutos do mar frescos.
Articles suggérés

Fátima, um lugar espiritual de referência
Na região Centro de Portugal, a cidade de Fátima é um dos símbolos de espiritualidade mais fortes do mundo. Sim, leu bem ! Todos os anos, acolhe milhões de peregrinos vindos de todo o mundo para reviver as aparições marianas de 1917 e encontrar um momento de reflexão no majestoso Santuário de Nossa Senhora de Fátima…

Bairrada, terra de leitão e bolhas
No coração do Portugal central, entre os vales dos rios Mondego e Vouga, estende-se a região da Bairrada ! Um território onde a vinha se alia à criação de porcos, onde a tradição do fogo lento do forno se mistura com a efervescência de um vinho espumante: aqui, cada refeição é um ritual e cada gole uma celebração… Se procura um Portugal autêntico, longe dos clichés balneares, deixe-se seduzir pela Bairrada, uma terra de sabor e de convívio.

Serra da Estrela, o teto de Portugal
É impossível não pensar na Serra da Estrela ao planear uma escapadinha no interior de Portugal… Ideal para uma viagem nas montanhas, esta região menos conhecida do litoral mostra-nos um Portugal diferente; mais tranquilo, mais autêntico… esta montanha merece toda a sua atenção, e vamos explicar-lhe porquê !

Tomar, herança dos Templários
Tomar é uma cidade no coração de Portugal, onde história e lenda se entrelaçam de forma harmoniosa. Fundada em 1160 pelo Grão-Mestre Gualdim Pais, Tomar foi o bastião da Ordem dos Templários em solo português. Hoje, representa um património único, entre arquitetura medieval e tradições vivas!

As praias de Nazaré e as suas ondas gigantes
Nazaré é uma bonita vila costeira de Portugal, mundialmente reconhecida pelas suas ondas gigantes que se formam na Praia do Norte, provavelmente já as viu na televisão! Mas para além deste fenómeno natural impressionante, Nazaré oferece uma diversidade de praias para todos os gostos, desde os famosos spots de surf até aos locais de lazer em família.

Coimbra, uma das universidades mais antigas da Europa
Situada no coração de Portugal, a encantadora cidade de Coimbra acolhe uma das instituições académicas mais prestigiadas e antigas do continente europeu : a Universidade de Coimbra ! Fundada em 1290 pelo rei D. Dinis, é não só a mais antiga do país, como também uma das mais antigas da Europa. Classificada como Património Mundial da UNESCO desde 2013, a universidade representa excelência académica, tradição e, acima de tudo, a cultura portuguesa.



