pub1
Bairrada, terra de leitão e bolhas

Bairrada, terra de leitão e bolhas

No coração do Portugal central, entre os vales dos rios Mondego e Vouga, estende-se a região da Bairrada ! Um território onde a vinha se alia à criação de porcos, onde a tradição do fogo lento do forno se mistura com a efervescência de um vinho espumante: aqui, cada refeição é um ritual e cada gole uma celebração… Se procura um Portugal autêntico, longe dos clichés balneares, deixe-se seduzir pela Bairrada, uma terra de sabor e de convívio.

Um terroir à parte

A Bairrada é uma sub-região natural da Região Centro que engloba os concelhos de Anadia, Mealhada, Oliveira do Bairro, a maior parte de Cantanhede, e partes de Vagos, de Águeda, e mesmo algumas freguesias do distrito de Coimbra. Geograficamente, limita-se a sul pelo rio Mondego, a norte pelo Vouga, a leste pelo Atlântico e a oeste pelas cadeias montanhosas do Buçaco e do Caramulo.

O clima é moderado, sobretudo influenciado pelo Atlântico, e o relevo é suave, um planalto de baixa altitude irrigado por muitas vinhas e pomares. É uma paisagem tranquila, mas rica em tradições seculares…

O vinho da Bairrada : das raízes antigas às bolhas modernas

A viticultura da Bairrada está documentada desde a época romana. A região é hoje reconhecida como DOC (Denominação de Origem Controlada), e fez-se uma especialidade entre as suas congéneres: o vinho “bolha”. Os vinhos tintos são tradicionalmente elaborados com a casta “Baga”, conhecida pelos seus taninos e pelo seu potencial de guarda.

Mas é nos espumantes que a Bairrada marca impressões: vinhos naturalmente espumantes, resultantes de vinificação cuidada, que rivalizam com os melhores! O casamento vinho-gastronomia alcança aqui um elevado nível; aliás, o famoso enólogo Luís Pato (natural da Bairrada) consta dos “TOP 100 Wineries of 2019”.

Se visitar a região, não deixe de fazer uma prova numa adega local: ouvirá histórias de vinhas em solos argilo-calcários, de vindimas manuais e de efervescência dominada sob rolha. Vale mesmo a pena!

O leitão à Bairrada : rei da mesa

puba

Impossível falar da Bairrada sem evocar o seu prato emblemático : o Leitão à Bairrada. Trata-se de um leitão, criado em tradição e depois assado lentamente ao espeto num forno a lenha de vinha. A pele torna-se crocante e a carne derrete… Serve-se com batatas, salada e frequentemente com umas fatias de laranja.

A história desta receita remonta ao século XVII com o desenvolvimento da criação de porcos na região. Em 2011, o leitão foi mesmo finalista no título das “7 Maravilhas da Gastronomia” de Portugal !

O ritual continua ainda hoje: os assadores da Bairrada (mestres assadores) são artesãos respeitados. Em 2025, será inaugurado um monumento a eles em Mealhada (capital do leitão), destacando a importância cultural desta cozinha.

Nosso conselho: reserve a sua mesa com antecedência num dos muitos restaurantes especializados em redor de Mealhada (ex.: “Mugasa”, “Rei dos Leitões”), e chegue esfomeado (pois vai sair com a barriga bem cheia!)

Gastronomia, receitas e tradições de mesa

Para além do leitão, a Bairrada oferece outros pratos tradicionais menos conhecidos mas saborosos: a cabidela de leitão (arroz com sangue de porco), a feijoada de leitão (guisado de restos de porco assado) ou o famoso pão da Mealhada, pão regional de crosta castanha, concebido originalmente para acompanhar o leitão. Já percebeu, o porco é o rei na Bairrada!

Cultura, identidade e curiosidades

A gastronomia é mais do que uma refeição : é um elemento identitário da região (como em muitas regiões de Portugal, a comida é sagrada !) A «Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada» (criada em 1995 em Sangalhos) trabalha para promover e defender esta tradição.

puba

Em alguns estabelecimentos ainda se pode ver os chefes assadores levantarem-se às 5h da manhã para preparar o forno, porque para um serviço ao meio-dia, o ritual começa antes do amanhecer; nunca é cedo demais para preparar um bom prato!

E se passar pela cidade de Mealhada, espreite o Monumento ao Assador (inaugurado recentemente): é uma homenagem a esse artesão discreto mas central.

Por fim, a Bairrada não se limita à mesa: oferece também paisagens onduladas, vinhedos impecáveis, florestas do Buçaco por perto, e uma atmosfera de terroir; um Portugal autêntico e longe do turismo de massa! Um terreno propício a passeios de enoturismo, piqueniques depois da cave e descobertas gourmandes…

Visita e prática : tudo para aproveitar bem

Quando visitar ?
O momento ideal é de maio a outubro, é a época das vindimas e dos festivais. A primavera é suave e o outono mais luminoso. No inverno, a região está calma, mas alguns estabelecimentos podem fechar.

Como chegar ?
Desde Coimbra ou Porto, conte menos de uma hora de carro até Mealhada/Anadia. O comboio chega a Coimbra ou a Aveiro, depois desloque-se de carro ou táxi até à Bairrada.

Estacionamento e deslocação
Opte pelo carro ; as aldeias e as caves estão dispersas. Para evitar filas, chegue cedo para o almoço-ritual do leitão (antes das 12h).

Por termos experimentado vários restaurantes, recomendamos vivamente o Restaurante NelsonFT dos Leitões (na Mealhada, é A referência do leitão); o Restaurante Castiço (Mealhada), com uma cozinha local autêntica; e a Cave Messias & Degustação, perfeita para o espumante (com possibilidade de visitar a cave).

Aconselhamos dar um passeio pelas vinhas ao pôr do sol, fazer um atelier de cozinha tradicional (alguns restaurantes propõem aprender a fazer o leitão ou o pão da Mealhada), ou visitar ao Buçaco (esta bonita floresta real e convento carmelita) para prolongar o dia na natureza.
Termine o seu almoço de leitão com uma fatia de laranja mergulhada no molho da cozedura ; isso “limpa” o palato e revela ainda melhor o sabor fumado-doce da pele crocante, depois conte-nos !
E para levar uma recordação, peça um pão da Mealhada bem fresco ou uma garrafa de espumante bruto assinada por um vinhateiro independente. Prefira a menção “Reserva Brut Nature” da Bairrada : uma bolha local elegante.
A Bairrada é uma pérola ainda escondida do Portugal central. Um lugar onde o prazer da mesa se une à vinha, onde a tradição se vive da cave à lareira, e onde cada visitante se torna gourmet. O “rei” ? O leitão. A “rainha” ? A bolha da Bairrada. Juntos, contam uma região, uma arte de viver! Venha com apetite, curiosidade e vontade de partilha : a Bairrada vai encantar-lo…

Articles suggérés

Coimbra, uma das universidades mais antigas da Europa
Centro & Coimbra

Coimbra, uma das universidades mais antigas da Europa

Situada no coração de Portugal, a encantadora cidade de Coimbra acolhe uma das instituições académicas mais prestigiadas e antigas do continente europeu : a Universidade de Coimbra ! Fundada em 1290 pelo rei D. Dinis, é não só a mais antiga do país, como também uma das mais antigas da Europa. Classificada como Património Mundial da UNESCO desde 2013, a universidade representa excelência académica, tradição e, acima de tudo, a cultura portuguesa.

Ler mais