
Viajar de comboio com a Comboios de Portugal : inteligente, confortável… e muitas vezes mais barato do que pensa
Já teve aquele momento : vontade de fugir à rotina, mudar de ares, entrar num comboio e chegar a algum lugar enquanto admira a paisagem em vez de olhar para o ecrã ou para o volante. Boas notícias : se está em Portugal (ou a planear uma escapadinha), o comboio operado pela Comboios de Portugal (ou CP, para os amigos) é uma opção super prática e com um pouco de jeito, muito económica ! Eu explico-lhe como.
O que é a Comboios de Portugal ? (e porque se fala tanto disso)
Antes de mais, “Comboios de Portugal” é a companhia ferroviária nacional portuguesa. Gere uma rede que liga as grandes cidades como Lisboa, Porto, Faro e muitos outros destinos pelo país. Porque é que é uma boa opção ? Porque, comparado com alguns países europeus, as viagens são geralmente mais acessíveis, as paisagens mais bonitas e o comboio é uma forma bastante zen de se deslocar.
Alguns exemplos de tarifas e o que deve saber
Para viajar de Lisboa ao Porto num comboio rápido (serviço tipo “Alfa Pendular” ou “Intercidades”) : encontra bilhetes a partir de cerca de 30 € por trajeto, em certas condições.
Para trajetos regionais ou mais curtos, os preços são ainda mais baixos, sobretudo se comprar com antecedência ou optar por um serviço “Regional”. No site oficial da CP, é indicado que o preço depende da classe escolhida, do tipo de serviço (standard ou expresso) e da antecedência da compra (sim, reservar com antecedência é sempre uma boa ideia). Nos comboios urbanos (por exemplo, à volta de Lisboa), o preço é calculado em função do número de zonas atravessadas, pode consultar diretamente no site oficial.

©railroadpics.net
Como pagar menos ? (e viajar bem)
Aqui ficam algumas dicas para viajar de forma mais inteligente :
- Reserve com antecedência : os bilhetes comprados antecipadamente são quase sempre muito mais baratos.
- Escolha a classe certa : a segunda classe ou classe “standard” é, na maioria das vezes, mais do que suficiente para uma viagem confortável.
- Prefira os comboios regionais se tiver tempo : nos trajetos mais curtos, o serviço pode ser mais lento, mas o preço é bastante mais reduzido.
- Use os passes : se planeia viajar muito, a CP tem fórmulas de assinatura ou passes para viajantes frequentes (pode compensar se ficar alguns dias ou uma semana).
- Verifique promoções : por vezes, a CP lança descontos em certos comboios ou percursos.
- Pense no conforto : mesmo com preços baixos, alguns comboios oferecem comodidades (tomadas elétricas, Wi-Fi…) por exemplo, nos serviços rápidos.
Na prática : como é na realidade ?
Vai de Lisboa para o Porto, ou para o sul, rumo ao Algarve ? (já agora, imagine-se a beber um pequeno cocktail à beira-mar).
- Chegue à estação cerca de 15-20 minutos antes para identificar a linha
- Compre o bilhete online ou nas máquinas automáticas, a aplicação ou o site da CP podem poupar-lhe muito stress (pessoalmente, sou fã da app)
- Entre a bordo, acomode-se e relaxe : paisagem, tranquilidade, o apito do comboio… outra atmosfera, bem diferente da do carro
- Se levar mala ou quiser viajar com calma, escolha um horário fora das “horas de ponta” para ir mais à vontade.
- Aproveite para apreciar as vistas (a viagem Lisboa-Porto segue, por vezes, a costa, o rio, etc.). Bónus : dá sempre uma boa foto para o Instagram !
Os pequenos “mas” que convém conhecer (não escondemos nada)
Mesmo sendo económico, alguns trajetos rápidos são mais caros por exemplo, os comboios expressos entre grandes cidades. Convém comparar.
Os horários podem ser menos frequentes em algumas linhas regionais ou à noite, por isso planeie com antecedência.
Se viajar a partir do estrangeiro, tenha atenção aos métodos de pagamento : alguns utilizadores já relataram falhas ao pagar online.
A pontualidade pode variar, os comboios rápidos são geralmente fiáveis, mas nem sempre perfeitos.
Porque adoro viajar de comboio em Portugal ?
Porque me dá aquela sensação de “viajar” e não apenas “transportar-me”. Ficamos sentados, admiramos, pensamos “sim, estou mesmo de férias ou numa escapadinha”. E, em termos de orçamento : já pensei “vou de comboio, é mais barato do que alugar um carro, e sem o cansaço da estrada”. E adivinhe ? Era verdade ! Além disso, dá-me uma desculpa para comprar uma bebida a bordo, olhar pela janela e sentir-me uma pequena exploradora mesmo que seja só por 2 ou 3 horas.
Viajar de comboio com a Comboios de Portugal é acessível, relaxante, económico (com um pouco de antecipação) e, muitas vezes, bem mais agradável do que ter o volante e os engarrafamentos.
Então, próxima escapadinha ? Entre, relaxe e deixe o comboio levá-lo. E lembre-se : não é preciso correr, basta apreciar a paisagem.
Articles suggérés

Os cartões de transporte (Viva Viagem, Andante) explicados
Viajar em Portugal é também aprender a navegar entre os diferentes meios de transporte. Em Lisboa e no Porto, dois cartões principais dominam as redes urbanas: o Viva Viagem e o Andante. Ambos simples à primeira vista, podem, no entanto, confundir os recém-chegados. Aqui fica um guia claro para compreender o seu funcionamento e evitar os pequenos enganos do quotidiano.

Uber, Bolt e táxis: como deslocar-se eficazmente
Deslocar-se em Portugal nunca foi tão simples. Entre os táxis tradicionais, as aplicações de transporte como a Uber ou a Bolt e as alternativas locais, o país oferece uma grande variedade de opções para circular com conforto, seja residente, turista ou expatriado. Mas cada solução tem as suas vantagens, tarifas e particularidades. Aqui fica um guia para compreender como viajar eficazmente no dia a dia, de Lisboa ao Porto, sem stress.

Autocarros de longa distância: Rede Expressos, FlixBus e outras companhias
Viajar de autocarro em Portugal tornou-se, nos últimos anos, uma verdadeira alternativa ao comboio ou ao automóvel. Entre as grandes linhas nacionais e as companhias internacionais, a rede é densa, eficiente e frequentemente muito económica. A Rede Expressos, a FlixBus, a Alsa ou a CitiExpress percorrem o país de norte a sul e ligam também as principais capitais europeias. Aqui fica um guia para compreender como funcionam estas companhias e por que razão atraem tantos viajantes e expatriados.

TAP Air Portugal, companhia nacional entre tradição e modernidade
Imagine-se : embarca num avião com as cores portuguesas, rumo a Lisboa ou ao Porto, e a sua aventura já começa! Porque sim, escolher a companhia aérea nacional de Portugal não é apenas uma questão de bandeira na cauda do avião é também (e sobretudo) um pouco de história, um toque de charme “à portuguesa” e oportunidades muitas vezes interessantes. Aqui fica a minha visão geral sobre a TAP Air Portugal, entre o que precisa de saber, porque pode ser uma boa escolha e quais as pequenas dicas a guardar na manga !

Ferry e barcos: travessias Lisboa, Algarve e Açores
Portugal não se descobre apenas por estrada ou de comboio. Banhado pelo oceano Atlântico e atravessado por rios majestosos, o país oferece também uma vasta rede de ferries e ligações marítimas que unem cidades, praias e ilhas.

Alugar um carro em Portugal : armadilhas a evitar (e como conduzir tranquilo)
Ah, a liberdade sobre quatro rodas em Portugal ! O vento no cabelo, as estradas sinuosas do Algarve ou as vinhas do Douro… Tentador ! Mas antes de saltar para um carro de aluguer e gritar “Vamos !”, uma pequena panorâmica é necessária porque, spoiler : nem sempre é tão simples como “reservar + pegar no volante”. Aqui estão as coisas a saber… e a evitar.



