Tik Tok: a estrela em ascensão da comunicação.

TikTok

Se para os maiores de 35 anos o TikTok pode ser considerado como um OVNI, esta rede social não tem segredo para os jovens. O TikTok teve um verdadeiro boom durante o 1º confinamento, em Março de 2020. É verdade que, numa altura em que o mundo vivia sob um sino, era necessário manter-se ocupado. Para isso, o TikTok era o sítio perfeito com vídeos de todos os tipos: humor, representação, música, dança ou mesmo desafios. Todos podiam e podem encontrar o seu lugar. Com 11 milhões de utilizadores por mês em França, é agora a aplicação mais descarregada do mundo.

O deslumbrante sucesso da candidatura marcou um importante ponto de viragem na história desta rede. Se antes, para muitas pessoas, estar no TikTok era sinónimo de vergonha, hoje em dia não é.

Para além do efeito de contenção, o crescimento do TikTok pode, também, ser explicado pelo declínio de algumas outras redes sociais, nomeadamente o Instagram. Como dizemos frequentemente: « a desgraça de uns é a felicidade de outros ». Falámos sobre isso num artigo, há alguns dias, (redes sociais e comunicação, qual o impacto?) a mutação comercial do Instagram beneficia o TikTok.

Todos os dias, em França, são publicados quase 400.000 vídeos sobre a candidatura.

Além disso, no TikTok tudo parece mais acessível. Para começar, os influenciadores parecem-se principalmente com « Sr. e Sra. Todos ». Ninguém vai argumentar, é muito mais difícil para nós relacionarmo-nos com Kim Kardashian e Cristiano Ronaldo no Instagram do que com Esther Luxury, vivendo uma vida semelhante a uma criança de 16-20 anos. Enquanto o Instagram é superficial e muito profissional, o TikTok abre espaço para a espontaneidade e naturalidade.

Além disso, o zumbido é bastante fácil de obter em poucos minutos. Mesmo que seja um perfeito estranho, o seu vídeo pode tornar-se viral e impeli-lo para o posto de estrela. Os artistas encontram um verdadeiro Eldorado para dar a conhecer a sua arte. Por exemplo, a jovem Olivia Rodrigo de 18 anos, tornou-se um fenómeno real em poucos dias após o lançamento da sua faixa « Carta de Condução » ter ficado viral em Janeiro na aplicação. Esta faixa atingiu agora mais de 700.000.000 de reproduções no Spotify e tem sido um sucesso atrás do outro.

No início deste artigo explicámos que, para os maiores de 35 anos, esta rede social é um OVNI, mas na realidade é muito mais complexa do que isso. Se para alguns o conceito da aplicação permanece pouco claro, para outros tudo é claro. Por exemplo, as nossas avós encontraram nele um lugar para se reconectarem e partilharem as suas receitas. Damos-lhe o exemplo de Nonna Piaa, uma avó italiana que partilha com humor as suas melhores receitas recordando-lhe o seu país natal. Ela prepara sempre isto com o seu neto, estes são alguns segundos emocionantes do seu dia.

No Tiktok, a visibilidade é tal, que as empresas compreenderam bem que para acelerar o seu processo de comunicação, seria sensato estar presente nesta rede social. Por isso vemos, cada vez mais, pequenas empresas a promoverem-se na plataforma, porque a segmentação é o próprio fundamento de Tiktok. No entanto, as grandes empresas parecem não compreender o potencial real da aplicação. Estas estão satisfeitas com 3 vídeos patrocinados de vez em quando utilizando influenciadores (por exemplo, a Garnier). Na realidade, eles poderiam fazer muito mais do que isso. A Happy Cultura pode ajudá-lo a construir uma estratégia adaptada a esta rede social muito particular.

Como se pode ver, o TikTok está a abalar o ecossistema estabelecido das redes sociais. Desestabilizou os maiores, que existem há vários anos, ao destacar a espontaneidade e criatividade de cada indivíduo. Contudo, as empresas parecem ainda não ter compreendido o potencial comercial da estrela em ascensão das redes sociais.